Blog
Mônaco

Blog

Gestão de pesados: como ter uma frota 4x mais eficiente

13.02.2025
Gestão de pesados: como ter uma frota 4x mais eficiente

O que todo gestor de frota sonha em ter é um negócio eficiente, com resultados mensuráveis e processos simples de seguir.

 

O impacto causado na administração documental de uma frota a partir da adoção de alguns hábitos é sentido desde o caixa até o fluxo de trabalho – enquanto os lucros aumentam, tarefas manuais são automatizadas.

 

Para a gestão de pesados, isso se torna ainda mais necessário, visto que sua frota possui dezenas de placas, espalhadas pelas estradas.

 

Neste artigo, vamos explorar os fatores que ajudarão a sua frota a ter 4x mais eficiência e resultados realmente mensuráveis.

 

Multas: o maior desafio na gestão de frota pesada

Entre os maiores problemas enfrentados pelo administrador de uma frota, multas ocupam o primeiro lugar. Isso se deve ao fato de as infrações corresponderem a uma grande fatia do orçamento da empresa que acaba sendo utilizada em débitos que poderiam ser evitados.
 

Você sabia, por exemplo, que 80% dos gestores descobrem multas quando já estão em execução fiscal?

 

O processo é simples: o agente público competente flagra uma violação no trânsito causada pelo condutor. Quando isso ocorre, essa infração habita a esfera administrativa, podendo ser contestada pelo condutor ou resolvida mediante pagamento da multa.

 

Quando isso não ocorre, essa infração passa então para a esfera judicial, gerando uma Certidão de Dívida Ativa (CDA). A CDA formaliza o cadastro da dívida e, caso continue não resolvido, esse débito pode ser incluído no CADIN, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal.

  

Além de multas que acabam não sendo quitadas, ainda existe a multa por não indicação de condutor – a multa NIC. Esta é uma penalização aplicada ao proprietário regitrado em nome da pessoa jurídica que não identifica o condutor em tempo hábil: assim que receber a notificação, a pessoa jurídica tem o prazo de 30 dias contados da notificação de autuação para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator, ou a multa passará a ser encarada como NIC. O valor da infração corresponde ao dobro do valor da multa originária.

 

Tudo isso pode gerar um uso elevado dos recursos financeiros da marca, que precisa sacrificar o caixa na pagadoria de débitos, e não em investimentos na frota.

 

O impacto da falta de uma gestão de multas em uma frota

Como você já percebeu, a gestão de frota vai além de administrar o dia a dia dos veículos, como rotas, controle de combustível e demais rotinas logísticas.

 

O gestor precisa estar preparado para atender às necessidades documentais da frota, atentando-se para o gerenciamento de CNHs, impostos sobre os automóveis e, ainda, o pagamento de infrações.

 

Muitas empresas deixam de lucrar por pagamento em multas evitáveis, que podem chegar a R$ 10 mil, como as multas da ANTT. Além do alto custo, descontos são perdidos, seja por falta de conhecimento ou não aplicação das vantagens.

 

Outro exemplo de como os resultados financeiros podem ser diminuídos está em infrações antigas. As multas podem ser emitidas em até 360 dias, e multas da ANTT em até cinco anos!

 

Se débitos representam uma grande porcentagem dos lucros desperdiçada, significa que outras áreas da frota podem ficar desassistidas, não recebendo o devido aporte e atenção, o que implica em um negócio que não cresce e não tem eficiência.

 

A questão é: como isso pode ser resolvido?

 

Gestão de frota pesada descomplicada e eficiente

Com certeza você já ouviu que são os caminhões que movem o Brasil.

 

A malha rodoviária brasileira é uma das mais extensas do mundo. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o país conta com 79.634 km de estradas, sendo 69.473 km (87%) pavimentadas e 10.161 km (13%) não pavimentadas.

 

Para se ter ideia da importância da frota pesada, 60% de tudo que é transportado no Brasil chega ao seu destino por rodovias.

 

Para o gestor ou dono de frota de caminhões que busca otimizar resultados e dar adeus às dores de cabeça, uma gestão de frotas é a solução.

 

A partir do controle de quatro pilares, a gestão de frotas torna-se eficiente, trazendo 4x mais resultados à marca.

 

Você também vai gostar de ler: Nós perguntamos aos gestores de frota: o que é resultado para você?

 

A Mônaco trabalha oferecendo uma gestão completa de infrações, CNHs, documental e, ainda, gestão de IPVA e licenciamento. Ou seja: o gestor não precisa mais se preocupar com a parte burocrática e maçante dos papeis, rastreamento e pagadoria.

 

Se você deseja saber mais sobre como nossa empresa trabalha para auxiliar a sua, entre em contato aqui.