Blog
Mônaco

Blog

LUGAR DE GESTOR É NA GESTÃO

30.10.2019
LUGAR DE GESTOR É NA GESTÃO

A rotina de um gestor de frotas é intensa e cheia de situações que precisam ser resolvidas dentro de prazos justos; além disso, a pressão por entregas que causam impacto no resultado global da empresa é muito grande.

 

Quando o gestor de frotas se envolve constantemente com a execução de atividades operacionais, perde o foco na estratégia e nas pessoas. Na contrapartida, não acompanhar periodicamente a situação da frota e dos condutores deixa o gestor à deriva, sem informações importantes para impulsionar os resultados da sua equipe ou criar ações que promovam mais segurança para as pessoas, além da ameaça de expor a empresa, gestor da frota, condutor e a sociedade a riscos constantes.

 

Investir em tecnologia para controlar os documentos e processos também é uma decisão importante e necessária, e coloca o gestor da frota em posição de vantagem quando o sistema é rigorosamente alimentado para gerar KPIs direcionadoras de decisões. No entanto, a tecnologia sem as pessoas é uma caminhada solitária, pois os processos de gestão de frotas são relacionais, envolvem pessoas em todos os estágios e exigem muita empatia.

 

Por isso, é indispensável cercar-se de um bom parceiro que tenha expertise para ajudar o gestor da frota a produzir e entregar resultados seguros para suas organizações, e assessorá-lo por meio de um atendimento humano, simples e resolutivo, e isso só é possível quando o fornecedor tem um ciclo completo de entrega em que executa a operação, resolve problemas, gera e analisa dados e os transforma em apoio integral à gestão; por isso é tão difícil mensurar quanto vale a tranquilidade de ter todas as informações necessárias na hora certa.

A Mônaco acumula uma experiência de mais de 20 anos e pode contribuir tanto em frotas próprias como em frotas locadas. Nas frotas próprias, cuidamos da aquisição à desmobilização com alto domínio do processo e com entendimento a respeito das peculiaridades de segmentos como o fumageiro, alimentício, medicamentos, transportes, telecomunicações, elétrico e outros, já que hoje administramos mais de 42 mil veículos simultaneamente nesses negócios tão diversificados e que precisam ser atendidos com um olhar atento aos detalhes.

 

 

Para as empresas que optaram por terceirização das frotas, os esforços estão direcionados em consolidar e integrar as informações da frota locada, tanto de notificações e multas como de condutores, padronizando todos os dados para que estejam em consonância com a política de frotas e ajudem o gestor a ter a visão sistêmica necessária para conduzir seus recursos de forma ampla e planejada. 

 

Quando um cliente começa a trabalhar com a Mônaco, um processo de diagnóstico minucioso é realizado e resulta em um dossiê detalhado do status dos veículos, gerando apontamentos de ações que permitirão ao gestor agir corretiva e preventivamente. Uma das intervenções mais pontuadas é a desmobilização, que merece ser vista como um ponto de atenção, para que a falta de controle não se transforme em prejuízos, muitas vezes incalculáveis.

 

Com a frota totalmente sob controle, é possível estabelecer em conjunto com o cliente um processo personalizado de gestão recorrente respeitando a sua política de frotas ou criando uma política com o auxílio da nossa equipe. Nos preocupamos em municiar o gestor com indicadores que o ajudem a acompanhar seus processos em tempo real e ofereçam dados pensados para possibilitar que ele, de fato, se concentre nas atividades de gerenciamento. Para tanto, aliamos conhecimento à tecnologia e desenvolvemos mais do que um software que nos permite administrar e antecipar situações: alimentamos um sistema que produz um painel de indicadores inteligentes e personalizados, reunindo informações importantes para tomada de decisões seguras.  

 

Cuidar de documentos e processos burocráticos é apenas um meio para nosso propósito, que é cuidar das pessoas, afinal são elas que realmente rotacionam o negócio. Por isso, quando ajudamos o gestor a sair dos trâmites administrativos também o ajudamos a se concentrar no desenvolvimento da sua equipe e na estratégia do seu negócio.

 

A soma qualificada de tecnologia, processos e pessoas gerou nos últimos 10 meses mais de R$ 5 milhões em economia para nossos clientes, porém, mais do que entregar níveis de eficiência monetários significativos, entregamos cuidado e respeito a cada condutor e a cada gestor. O resultado disso é a segurança e a tranquilidade que o gestor da frota terá nos momentos em que mais precisar, pois está sendo assessorado por especialistas.

 

Sandra Lume Michelin

Diretora Geral